Compensação dos dias é feita de maneira irregular e o SINTECT-ES diz NÃO às horas-extras

Companheiros, segundo levantamentos e o jurídico da nossa entidade sindical, a forma de compensação que a ECT divulga aos gestores das unidades esta incorreta, pois o domingo sempre terá peso 2 (dois), ou seja vale dois dias trabalhados, esse fato inclusive é reafirmado quando o TST ordena que sejam pagos 21 (vinte e um) dias e que se desconte 07 (sete). A própria ECT tem usado critérios diferentes entre as DR’s, em varias o comunicado é de que o domingo tem peso.

Um ponto crucial é que o trabalhador deve evitar a realização das horas-extras, tendo em vista que elas não são obrigatórias, não fazem a compensação e assim como o fim de semana é necessário convocar o trabalhador com antecedência prevista em Acordo Coletivo para sua realização. Sendo assim, torna-se uma das armas para forçar a DR a negociar esses pontos. Por esse motivo, pedimos a compreensão da categoria e solicitamos que a hora-extra só seja feita se for do interesse do trabalhador e não pela necessidade de serviço. O trabalhador não pode ser penalizado por exercer um direito.

A direção do SINTECT-ES já fez o primeiro contato com a DR na expectativa que se resolva esse impasse o mais rápido possível, mas já acionou o jurídico para garantir que o trabalhador não seja lesado, pois é importante saber que nem mesmo o TST tem poder suficiente para sobrepor ao que diz a CLT e faremos de tudo para que a mesma seja respeitada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s